top of page

Enoturismo pelo interior de São Paulo: conheça o município de Espírito Santo do Pinhal

Novo destino cobiçado para os amantes de bons vinhos, a pequena cidade de Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, tem obtido grande destaque no cenário nacional e até mundial quando o assunto é viticultura.


Localizado em região menos conhecida da Serra da Mantiqueira, o município de Espírito Santo do Pinhal fica quase na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, a aproximadamente 190 km da capital São Paulo e 100 km do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/SP).


Antes conhecida como a cidade dos antigos “Barões do Café”, a cultura cafeeira vem dando espaço para a viticultura de altíssima qualidade e daquela época restam tombados muitos dos casarões coloniais e o imponente edifício do Palácio do Café.


Fora a beleza natural estonteante, o trecho da Serra da Mantiqueira que vem ganhando os holofotes (também batizada de “Toscana Brasileira”) tem demonstrado ser extremamente fértil para o cultivo das uvas e tem características de clima e solo semelhantes às de outras regiões europeias responsáveis pela produção de vinhos terroir de alta qualidade. Sua vantagem é fruto do clima, aliado à intensa insolação e grande amplitude térmica.


Tanto é assim que Espírito Santo do Pinhal, em 2017, obteve o título de Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Estado de São Paulo, passando a região a ser conhecida como o “Napa Valley Brasileiro”, em alusão à região do norte da Califórnia que recebe anualmente mais de 4,5 milhões de enoturistas por ano.


A já renomada Vinícola Guaspari, instalada na cidade, a partir do primeiro vinho artesanal, produzido em 2008, surgiu para transformar radicalmente a antiga fazenda de café, tornando-se rapidamente uma das expressões do Brasil em termos de vinhos de qualidade.


As primeiras mudas do vinhedo eram variedades francesas e foram plantadas em 2006. Atualmente, são pelo menos 50 hectares de área de plantio encarregadas da produção total da vinícola.


Fotos: MIIRA


A combinação de expertise e tecnologia permitiu que se transferisse a colheita das uvas para o inverno, obtendo-se com isso uvas com maior concentração de açúcar e propriedades essenciais à melhor vinificação. Hoje, a Vinícola Guaspari segue regras e técnicas produtivas internacionalmente certificadas, entregando rótulos de alto padrão (já obteve, por exemplo, duas medalhas de ouro no conceito decanter World Wine Awards, em 2016 e 2017), contando com uma linha italiana de engarrafamento, e uso de barricas de carvalho vindas dos principais toneleiros da França.


Para quem curte o passeio, a vinícola oferece visitas que poderão incluir tour guiado pela propriedade, área de produção e pelas caves ou somente agradável degustação no sofisticado Wine Bar, em mesas ao ar livre e com vista para os vinhedos (mediante reserva e disponibilidade de agenda).


Entre tantas outras vinícolas que vêm se destacando na região, chama a atenção ainda a jovem vinícola Mirantus. Também localizada no município de Espírito Santo do Pinhal e a 1.300 metros de altitude, tem um visual de encher os olhos!

Fotos: Mirantus


Ainda em fase final de implantação, estima-se que tenha a colheita da primeira safra no próximo mês de agosto (Syrah e Marselan) quando, então, dará início ao seu primeiro processo de vinificação – do qual se espera um resultado incrível, já que todo o processo com tecnologia de manejo aplicado e condução foi desde o início pensado nos mínimos detalhes para que seus resultados sejam nada menos que um belíssimo blend.


A vinícola também oferece visitas com degustação ou piquenique – que inclui sensacional vista para o pôr-do-sol! E também apresenta a possibilidade de que você “tenha uma videira para chamar de sua” (entrar em contato direto para informações e reserva).


Opções não irão faltar para que você possa degustar bons vinhos e desfrutar de momentos de tranquilidade pelo interior de São Paulo!


Fotos: MIIRA

Quer saber mais sobre outras cidades pelo interior de São Paulo?


Vem mudar o seu estilo de vida e comprar a sua casa no interior de São Paulo! A gente te ajuda!




Comments


bottom of page