top of page

Galeria de arte localizada no interior de SP surpreende em todos os sentidos


Foi na cidade de Valinhos, no interior de SP, que nos encantamos à primeira vista com a Vila Prashanti Nilayam.


O espaço, circundado por paisagismo exuberante e arquitetura moderníssima, foi idealizado para integrar experiências diversas contemplando a conexão entre homem, arte e natureza.


Artista plástica e professora de yoga, Lara Matana é quem dá nome à galeria.


Em espaços independentes, estão muito bem instalados a galeria de arte e o estúdio para a prática de yoga – ambas em estruturas projetadas pelo arquiteto Otto Felix e com paisagismo da Allamanda.


Lara, natural do interior de São Paulo, iniciou-se no contato com a arte aos 22 anos.


Autodidata, há mais de 30 anos vem se especializando em cursos livres de arte contemporânea, desafiando como ninguém as possibilidades do uso da madeira em suas obras, com técnica exclusiva que revela desenhos orgânicos e abstratos fascinantes.


Em sua arte contemporânea, Lara Matana utiliza como matéria prima descartes e resíduos industriais de madeira – filetes, farpas, ripas, lascas, lâminas, tocos, troncos, pó de serra e toras de árvores caídas, por exemplo – de onde surgem as lâminas que serão pintadas e depois coladas, uma a uma, até formarem as fabulosas composições artísticas em formatos diversos e cunho geométrico.


Sempre em harmonia com a natureza (inclusive a partir da reutilização da madeira utilizada em suas obras e como ferrenha defensora da sustentabilidade), Lara Matana se dedica à sua arte buscando também o equilíbrio espiritual, procurando expressar-se intensamente no desenvolvimento do seu trabalho, que tem assinatura artística única.



Nas palavras de Paulo Klein, crítico e curador de Arte e Cultura, Lara Matana:

situa-se no universo dos criadores que operam em harmonia com a natureza, (...) individualidades carismáticas que atuam em defesa do planeta. Mais do que uma atitude estética, trata-se de busca por qualidade de vida (...)”, alcançando “resultados visuais de grande efeito, que remetem às mandalas, aos caleidoscópios, às rosáceas, prismas e arabescos que explodem de suas obras numa profusão harmoniosa de cores e formas”.


Sobre a conexão de arte e espiritualidade, acrescenta:

“(...) sua convivência com os princípios de Sathya Sai Baba, a busca de equilíbrio dos iogues são componentes em per si."

Na Vila, localizam-se também atelier e marcenaria – onde, até pouco tempo, também se encontrava sua residência.


Além das estonteantes peças produzidas em lâminas de madeira expostas em sua galeria, Lara também produz esculturas de parede e de chão a partir de troncos de árvores.


Artista contemporânea reconhecida internacionalmente, Lara Matana já expôs pela Europa e Estados Unidos, além de inúmeras vezes pelo Brasil. Na última delas, em 2022, sua mostra individual intitulada Sadhana (termo em sânscrito que significa prática espiritual por meio do yoga ou “caminho interior”) esteve exposta na Galeria de Arte André, em São Paulo, referência no mercado de arte brasileira e considerada a maior galeria de arte da América Latina.


Além das belíssimas obras de arte, ficamos ainda mais encantadas com o que podemos encontrar pelo interior de SP!



Para conhecer as obras mais de perto, a galeria tem entrada gratuita com visita guiada.



Galeria Lara Matana

Endereço: Alameda Itatinga, nº 254 Valinhos/SP

De segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.





Venha também se surpreender com as possibilidades de morar no interior de São Paulo: a MIIRA encontrará o que há de melhor dentro do seu perfil para o seu novo estilo de vida!


Lara Matana e suas obras de arte.



Galeria de Arte Lara Matana | Projeto: Otto Felix | Paisagismo: Allamanda



Fotos: MIIRA


Quer saber o que tem no interior de São Paulo?



Comments


bottom of page