top of page

“Casa de Vidro” de Lina Bo Bardi inspira projeto ultrarrealista em Atibaia


Uma das arquitetas modernistas mais importantes do nosso país, Lina Bo Bardi (1914-1992), nascida na Itália, naturalizou-se brasileira no pós 2ª Guerra Mundial, e teve grande expressão no século XX, tanto no cenário nacional quanto internacional.


Profissional destacada, é, ainda hoje, considerada como um dos ícones da arquitetura modernista no Brasil. Entre seus grandes projetos de destaque estão os mais conhecidos Museu de Arte de São Paulo – MASP (1947) e o Complexo Cultural Sesc Pompeia (1982), ambos localizados na cidade de São Paulo.


Mas o projeto de sua própria residência, idealizado em 1951, talvez tenha se tornado uma de suas obras mais citadas!


A “Casa de Vidro” (nome que recebeu após seu projeto arquitetônico ter sido publicado em revista italiana), construída no bairro do Morumbi, em São Paulo, em meados de 1953, foi, durante mais de 40 anos, conhecido ponto de encontro da elite paulistana, dentre eles arquitetos, artistas e intelectuais.


Para a implantação da casa, a escolha pelo bairro do Morumbi foi justamente pensada por se encontrar, àquela época, afastado do centro e ainda possuir nos arredores forte presença de vegetação originária da Mata Atlântica. Para aqueles modernistas, era indispensável compor os ambientes a partir da vista do terreno e com transparência suficiente para que pudessem manter sempre contato com o exterior.


Primeiros esboços da Casa de Vidro, desenhados por Lina Bo Bardi;



Lina Bo Bardi, na "Casa de Vidro"; Foto: Francisco Albuquerque



A fachada da casa, sustentada por pilares em metal, é marcada pela presença abundante do vidro, que emoldura a natureza exuberante do lado de fora, enquanto tem a sala extremamente ampla e em conceito aberto, o que proporcionava a realização de reuniões em torno da família e dos amigos, além de deixar em exposição as inúmeras obras de arte do marido, Pietro Maria Bardi, jornalista e marchand, e um dos fundadores do Museu de Arte de São Paulo – MASP.


O casal ainda conserva lugar de grande destaque no cenário das artes e cultura brasileiros, além da arquitetura e design. Juntos, fundaram o Instituto Bardi, cuja sede funciona na própria “Casa de Vidro”, reconstituída e preservada, estando, desde 1987, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).



Em 2015, a “Casa de Vidro” foi aberta à visitação do público e atividades culturais.


Fotos: Nelson Kon



E, não à toa, os designers Charlotte Taylor e Nicholas Preaud a tomaram como ponto de partida para sua casa dos sonhos, às margens do rio Atibaia, no interior do Estado de São Paulo.


Inspirada no modernismo de Lina Bo Bardi e na “Casa de Vidro”, o projeto não necessariamente será construído, mas o que salta aos olhos, além da modernização da concepção original, é o método de representação, aprimorado por tecnologias e softwares de última geração, utilizado por profissionais – renderes – que oferecem imagens muitíssimo próximas da realidade e que não raramente nos confundem a saber se são fotografias ou imagens idealizadas da edificação!


A série de renderes ultrarrealistas divulgados pela dupla, além de reproduzir com maestria a reformulação do já consagrado projeto modernista, tem o cuidado de inserir a casa por completo à paisagem natural!


Provavelmente escapando às mazelas existentes hoje em uma grande metrópole, os designers pretenderam trazer o à época moderníssimo projeto de Lina Bo Bardi para o interior de São Paulo, escolhendo área de vegetação bastante próxima ao Rio Atibaia e que, atualmente, concentra ótimas opções de condomínios fechados para quem também buscar fugir da cidade grande!


O projeto de interiores, concebido por Charlotte Taylor na futurista “Casa Atibaia”, traz elegância e suavidade em cada detalhe, quase que fazendo parecer que se vive do lado de fora!


A casa, por si, está a emoldurar a beleza natural da paisagem a partir de estruturas de concreto, pedras e vidros.


Render: Charlotte Taylor e Nicholas Preaud



Quer mudar o seu estilo de vida e comprar a sua casa no interior de São Paulo? Fale com a gente!


Nos encarregamos da pesquisa personalizada pela sua casa, atuando no mercado imobiliário de alto padrão por todo interior do Estado de São Paulo com um serviço altamente especializado e realizado conforme demanda.


Σχόλια


bottom of page