top of page

Madeira tecnológica: você conhece?


A técnica em madeira engenheirada não é exatamente uma novidade, pois há muito tempo é bastante difundida e utilizada pela Europa e América do Norte.


Em menor escala, a madeira laminada colada (MLC) chegou à América Latina e, rapidamente, tem ganhado destaque no Brasil como solução sustentável para o futuro próximo, em virtude de seu baixo impacto ambiental: a madeira é um recurso natural renovável (sua regeneração pode superar o volume utilizado) e seu emprego contribui para a redução das emissões de carbono (um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global).


O sistema construtivo em madeira, além de seu benefício ambiental, apresenta também vantagens técnicas importantes, como maior qualidade acústica e térmica, alta capacidade de carga, precisão normatizada, execução rápida e sem geração de resíduos (as peças confeccionadas em fábrica chegam prontas para uso no canteiro de obras) e maior resistência a incêndios se comparada ao aço.


Para efeitos estéticos, destaca-se pela leveza e design livre e inovador, permitindo projetar grandes envergaduras e diferentes formas, praticamente sem limites dimensionais.


A madeira engenheirada é resultado de processos de engenharia com tecnologia avançada, produzida a partir de eucalipto e pinus provenientes de áreas de reflorestamento, onde as lâminas de madeira são coladas sob pressão, potencializando seu uso na construção civil e gerando diferentes modelos de sistemas construtivos, normalmente conhecidos como Madeira Laminada Colada (MLC), Madeira Laminada Cruzada (Cross Laminated Timber ou CLT), Madeira Laminada Pregada (Nail Laminated Timber ou NLC) e Wood Frame.


A tecnologia gera estruturas sólidas que são entregues pelos fabricantes já praticamente acabadas juntamente com os componentes necessários para a montagem no terreno e já tem sido considerada superior às qualidades do aço e do concreto em diversos aspectos.


Dentre os fabricantes que apostam na tecnologia MLC, merece destaque a Rewood, localizada em Taboão da Serra/SP. Sob o comando do sócio diretor Dr. Calil Neto, Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais e Doutor em Engenharia Civil, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), a empresa oferece soluções e equipe especializada em todas as etapas do processo para quem deseja projetar em madeira (estudo de viabilidade, projeto, fabricação, usinagem, logística de transporte, montagem e acabamento).


No Brasil, a Rewood foi uma das responsáveis pelo primeiro prédio construído em madeira engenheirada: trata-se da loja conceito da marca de chocolates Dengo, localizada no charmoso bairro de Pinheiros, em São Paulo. O edifício comercial tem design moderníssimo, com projeto estrutural concebido em parceria com os arquitetos Matheus Farah e Manoel Maia: são quatro pavimentos, totalmente estruturados com base na utilização de pilares e vigas em MLC da Rewood, além de painéis em CLT e paredes em Wood Frame para fechamento, tornando-se, por essas características, referência de construção em madeira.


Além de esculpir o prédio-conceito da Dengo, a madeira tecnológica tem sido cada vez mais utilizada em projetos residenciais e obras contemporâneas, refletindo forte tendência dos mais renomados arquitetos brasileiros em explorar seus inúmeros benefícios e qualidades!


Vem ver!


Dengo Chocolates | SP

Arquitetos: Matheus Farah e Manoel Maia Arquitetura

Paisagismo: Soma Arquitetos

Fotos: Fran Parente



Bar Hoegaarden | SP

Projeto: Metamoorfose Studio

Paisagismo: Teco Paisagismo

Fotos: Leonardo Finotti



Casa Anima | Rio Claro | SP

Projeto: 24 7 Arquitetura

Paisagismo: Bia Abreu Paisagismo

Fotos: Adriano Pacelli



Casa do Lago | Fazenda Boa Vista | Porto Feliz | SP

Projeto: Felipe Caboclo Arquitetura

Fotos: Leonardo Finotti



Gostou? Se sim e quer encontrar a sua casa projetada em madeira ou até mesmo um terreno para construí-la, nós, da MIIRA, podemos te ajudar!


Também contamos com profissionais parceiros para decoração, reforma e construção.





Comments


bottom of page