top of page

Natureza: pessoas a ela conectadas tendem a ser mais felizes

Você já se deu conta do quanto um passeio ao ar livre pode fazer diferença no seu dia?


Sabemos que caminhar é muito bom para o coração e para o bem estar geral. Mas, além disso, caminhar em ambiente natural comprovadamente também contribui para a melhora da nossa saúde emocional!


A natureza é, sim, uma necessidade importante para nos mantermos saudáveis, seja do ponto de vista emocional, psíquico ou físico. E muitos de nós pudemos comprovar isto mais claramente durante o período mais crítico da pandemia, quando passar algum tempo ao ar livre se tornou uma das principais válvulas de escape para lidarmos com o estresse.


Estudos mais recentes revelam que a qualidade de nosso relacionamento com a natureza é parte da razão de seu impacto positivo em nosso bem-estar. Os pesquisadores usam o termo “conexão” para descrever o relacionamento ideal.


Pessoas com boa conectividade com a natureza tendem a ser mais felizes!


Pesquisa revela que pessoas mais conectadas com a natureza são geralmente mais felizes e mais propensas a relatar que sentem que suas vidas valem a pena. A natureza pode gerar uma infinidade de emoções positivas, como calma, alegria, criatividade e pode facilitar a concentração, ao mesmo tempo em que reduz a níveis mais baixos características como depressão e ansiedade.


Listamos abaixo os 5 benefícios comprovados de estar na natureza:


1. A natureza fornece
Um dia ao sol pode nos bastar com vitamina D, um nutriente que não obtemos dos alimentos tanto quanto precisamos.
O nível certo de vitamina D no corpo nos auxilia contra o surgimento de doenças como osteoporose, câncer, diabetes e Alzheimer. Além disso, também garante o bom funcionamento do sistema imunológico.
Estudos indicaram que uma grande parte da população hoje é deficiente da "vitamina do sol", o que explica o aumento maciço de doenças fatais hoje, e em vez de depender de suplementos feitos pelo homem, uma conexão próxima com a natureza pode ajudar a reabastecer o déficit (Naeem, 2010).

2. A natureza melhora
A síndrome da visão computacional (CSV) é uma condição que surge quando você fica olhando para a tela por horas prolongadas. Naturalmente, essas exposições afetam nossa visão e desenvolvem problemas como olhos secos, miopia ou dores de cabeça crônicas.
Passar algum tempo ao ar livre, especialmente nas áreas verdes, é a melhor solução natural para isso. Olhar para a grama verde, as árvores, as flores e todos os outros aspectos do ambiente melhoram o foco e a visão.
Curiosamente, estudos mostraram que crianças que passam mais de quatro horas por dia ao ar livre têm quatro vezes menos probabilidade de desenvolver problemas de visão do que crianças que passam menos de uma hora ao ar livre todos os dias (Rose et al., 2008).

3. A natureza limpa
O meio ambiente é um purificador natural. Passar algumas horas ao ar livre ajuda a liberar as toxinas do nosso corpo e nos deixa revigorados e rejuvenescidos.
A quantidade de ar ruim que respiramos por causa da poluição, gases industriais e poluentes internos é potente o suficiente para desregular nosso trato respiratório, causando problemas respiratórios, bronquite e asma.
E não há outra solução para isso, exceto passar mais tempo no ambiente natural e tomar um pouco de ar fresco todos os dias.

4. A natureza constrói
Geralmente, o tempo que passamos ao ar livre envolve alguma forma de atividade física. Qualquer exercício ao ar livre ajuda na queima de gordura e melhora a taxa de metabolismo do corpo.

5. A natureza cura
Passar um tempo na natureza desperta nossos sentidos e proporciona clareza.
Muitos estudos provaram que as pessoas que têm uma conexão próxima com as paisagens são mais felizes por dentro - elas se entregam ao pensamento positivo e têm mecanismos de enfrentamento melhores do que outras.
Uma forte relação homem-natureza significa equilíbrio emocional, mais foco, pensamento voltado para a solução e uma abordagem geral resiliente da vida.        https://positivepsychology.com/positive-effects-of-nature/ 

E é por essas e outras que estamos aqui para dividir as melhores oportunidades para que você possa apostar já na sua mudança de vida, e buscar a casa dos seus sonhos em um condomínio fechado no interior de São Paulo!


Para encantar e inspirar, compartilhamos um pouco do nosso arquivo pessoal, com a natureza convivida diariamente e que encontramos nas visitas e descobertas no nosso dia-a-dia.


Sonha em mudar seu estilo de vida e ter uma casa no interior ou litoral de São Paulo? A MIIRA pode te ajudar!




Fotos: MIIRA


A MIIRA oferece atendimento personalizado e curadoria de casas de alto padrão no interior e litoral de SP. Assim, a sua experiência de comprar um imóvel se torna simples, prazerosa e ágil.



Comments


bottom of page