top of page

Ribeirão Preto: tudo o que a cidade oferece para morar bem e com muita qualidade de vida


O Estado de São Paulo, como costumamos revelar por aqui, possui muitos municípios com histórias ricas e rotas turísticas exuberantes.


E, no cenário atual, quando muitos estão se movimentando e também migrando de grandes centros urbanos para as cidades do interior, em busca de melhor qualidade de vida, mais tranquilidade e contato diário com a natureza, uma das cidades que tem grande destaque é Ribeirão Preto, localizada a 315 km da Capital.


A história da cidade é antiga e foi trilhada às margens da ferrovia inaugurada no município, por volta de 1880. Importante entreposto comercial à época, se desenvolveu rapidamente e logo se tornou conhecida nacional e internacionalmente pela produção de café.


Depois, com o declínio da commodity, deu espaço ao plantio de outras culturas e se destacou com a cana-de-açúcar, retomando a liderança na agricultura nacional, ao passo que, na década de 1960, a região ficou conhecida como a maior produtora mundial de cana-de-açúcar.


Foi então que as vultosas receitas do agronegócio convergiram para as cidades próximas, promovendo a prosperidade das cidades da região e, principalmente, de Ribeirão Preto. Em razão disso, houve vertiginoso desenvolvimento do comércio e no setor de serviços, logo se tornando polo de atração na região. Surgiram destilarias e usinas para o beneficiamento da cana, e o setor se capitalizou. Atualmente, existem pelo menos 58 usinas produtoras de açúcar e álcool, destacando-se a também a importância do setor de transporte de cargas da região pelo noroeste paulista.


Ribeirão Preto é uma das maiores cidades do Estado de São Paulo (com mais de 700 mil habitantes) e, hoje, possui infraestrutura completa em serviços (oferecendo quantidade e qualidade de teatros, restaurantes, parques, hospitais, clínicas médicas e estéticas, bares, aeroporto e escolas de primeira linha – como por exemplo a moderna Escola Concept e o tradicional Colégio Pequeno Príncipe), além das diversas opções de faculdades e universidades – com destaque para o campus da Universidade de São Paulo (USP), que atualmente oferece graduação nos concorridos cursos de Medicina, Administração e Direito –, e comércio (shoppings – inclusive Iguatemi – , super e hipermercados), ao mesmo tempo em que proporciona a seus habitantes, sem perder o charme, excelente qualidade de vida!


Repleta de parques para lazer e atividades ao ar livre (como, por exemplo, o Jardim Botânico e o Parque Raya), belas paisagens e possibilidade de convívio diário com a natureza, a cidade tem espírito jovem e vida noturna agitada – que, inclusive, serviu de mote a outra tradição local nacionalmente famosa: o chopp!


Segundo dizem, o chopp de Ribeirão Preto ganhou sua notoriedade e diferenciação por utilizar a pura água do Aquífero Guarani em sua elaboração (contando a cidade, no início do século XX, com duas fábricas, a Companhia Cervejaria Paulista e a Companhia Antárctica Paulista, sendo berço, ainda, com fundação em 1937, da icônica Choperia Pinguim, frequentada pela elite do café e até hoje reconhecido ponto turístico do município).


Nesse cenário, não poderíamos deixar de fazer as indicações, além do hors concours Pinguim, das nossas cervejarias preferidas da cidade:

  • Cervejaria Walfänger

  • Toca do Urso

  • Cervejaria Invicta

  • Cervejaria WeirdBarrel

  • Cervejaria Lund


E, claro, tantas qualidades e atributos existentes na cidade de Ribeirão Preto não poderiam deixar de refletir também sua excelência no setor imobiliário, que possui muitas opções de moradia e empreendimentos residenciais de alto padrão: a começar pelo renomadíssimo Alphaville, empreendimento com três residenciais na cidade, passando pelo tradicional e já consolidado Condomínio dos Buritis, e chegando a outras interessantíssimas opções mais recentes.



Alphaville

Fotos: Alphaville Ribeirão Preto | Divulgação




Buritis

Foto: MIIRA




Do Grupo Pereira Alvim, construtora sólida e com reputação de mais de 25 anos na região, são muitos os empreendimentos residenciais de alto padrão na cidade de Ribeirão Preto.


Bem localizados no conhecido setor sul do município (próximo do Ribeirão Shopping, Novo Shopping e Shopping Iguatemi), os condomínios Guaporé têm segurança 24 horas e casas em lotes separados pela metragem:


- a partir de 525m² no Guaporé 1;


- a partir de 1000m² no Guaporé 2 e


- a partir de 700 m² no Guaporé 3 (com instalação elétrica subterrânea e gás encanado).



Guaporé

Fotos: MIIRA | Pereira Alvim | Divulgação



Também da Pereira Alvim, para quem busca terrenos ou casas de metragem menor, mas sem perder qualidade e infraestrutura, existem outras opções como os condomínios Paineiras, Figueira Branca e Pitangueiras – todos no bairro Recreio das Acácias –, além do Residencial Alto do Castelo e o recente lançamento Residencial Quinta da Mata.

Pitangueiras

Foto: Pereira Alvim | Divulgação



Figueira Branca

Foto: Pereira Alvim | Divulgação



Alto do Castelo

Foto: Pereira Alvim | Divulgação



Quinta da Mata

Fotos: Pereira Alvim | Divulgação



Em mais um empreendimento do Grupo, está a implantação do Residencial Fazenda Santa Maria em seus mais de 500 mil m², localizado geograficamente no município de Cravinhos/SP, mas ainda bastante próximo de Ribeirão Preto.


Originado de antiga fazenda com fundação dos idos de 1965, lá, o condomínio fechado de luxo com mais de 150 lotes – todos a partir de 1500m² – segue estilo rural sem perder em charme e elegância, e com direito a cenário campestre mais tranquilo, já que a imensa propriedade que abriga o complexo está circundada pela natureza exuberante em suas mais de 20 mil árvores.


Desenhado para servir como um local para lazer e descanso, possui salão de festas, quadras de tênis e poliesportiva e centro de equitação, além de um helicentro à disposição para encurtar distâncias.


O Residencial Fazenda Santa Maria tem fiação subterrânea e suas belas alamedas de flamboyants estão todas cercadas e com acesso restrito por portaria e segurança 24 horas.


Residencial Fazenda Santa Maria

Fotos: Pereira Alvim | Divulgação


Fotos: MIIRA




Dentro do complexo, foram preservadas algumas características da antiga fazenda de café e, inclusive, algumas casas de colonos tradicionais, pensadas para abrigar área comercial super charmosa para a comodidade dos proprietários.

Atualmente, destaca-se o Matuto Restaurante, comandado pela chef Marina Pereira Alvim. O requisitado restaurante de comida caipira artesanal e sabores excêntricos atende somente mediante reserva e proporciona um belíssimo passeio pela entrada da propriedade, que por enquanto também contam com um café e um ateliê.

Matuto Restaurante

Fotos: MIIRA | Matuto Restaurante | Divulgação




Também são destaque na cidade os loteamentos fechados no bairro Bosque das Juritis com incorporação e planejamento da Perplan.


Dentre os mais consolidados, estão o Village Monet (com casas construídas em lotes a partir de 1015m²), o Condomínio Manacás e o Condomínio das Magnólias (a partir de 420m² e até 770m² de terrenos prontos para construir, além de casas à venda).


Village Monet

Fotos: MIIRA



Manacás

Fotos: MIIRA



Ainda existem outras tantas opções da mesma incorporadora Perplan: Vivendas da Mata, Portal da Mata e Villa Romana, por exemplo.


Vivendas da Mata

Fotos: Perplan | Divulgação



Portal da Mata

Fotos: Perplan | Divulgação



Villa Romana

Fotos: Perplan | Divulgação




O bairro planejado Jardim Olhos D´Água, cortado por famosa avenida da cidade (Av. Professor João Fiúsa), segue conceito e estilo em alto padrão, tendo diversos condomínios fechados importantes, além de edifícios comerciais e residenciais.


A região segue a tendência dos bairros luxuosos das grandes metrópoles, reunindo infraestrutura de boa qualidade, espaços de lazer ao ar livre, lojas de luxo e bons centros de conveniência, além de comodidade pela excelente localização na Zona Sul de Ribeirão Preto.


Considerado como área nobre da cidade, o bairro tem fiação subterrânea e conta com larga distribuição de áreas verdes entre os empreendimentos horizontais e verticais.


Destacam-se, entre muitos outros, os condomínios fechados:

  • Bela Vista

  • Borda da Mata

  • Borda do Parque

  • Buganvile

  • Villa Victória

  • Villa de Buenos Aires



Bela Vista

Foto: MIIRA



Borda da Mata

Foto: MIIRA



Buganvile

Fotos: MIIRA



Villa Victória

Foto: MIIRA



Villa de Buenos Aires

Foto: MIIRA



Na região, outro condomínio fechado que se apresenta como excelente opção e localização estratégica - quase ao lado do Colégio Pequeno Príncipe - é o Reserva Santa Luisa, com infraestrutura e lazer completos e lotes a partir de 490m² prontos para construir!

Reserva Santa Luisa

Fotos: Reserva Santa Luisa | Divulgação