top of page

Retrofit: confira alguns projetos com esta técnica que já virou tendência


Quando se fala em mudança, muitas possibilidades distintas podem vir à nossa mente: poderia ser uma mudança de cidade ou apenas de um imóvel para outro, uma mudança no trabalho, na vida pessoal, no estilo de vida e até mesmo uma renovação estética, a depender do momento de cada um!


Em nossas vidas, a renovação é bem vinda e com os imóveis não é diferente!


Seja para repaginar o lugar que você mora ou para dar um uso diferente a um imóvel, renovar os ares de um ambiente não significa que você precise encarar uma reforma!


E se você já sabe disso, muito provavelmente já ouviu falar em Retrofit: a técnica – que já não é uma novidade – surgiu na Europa com a finalidade de recuperar construções antigas, preservando sua identidade e arquitetura originais.


A técnica para a renovação de ambientes, demanda não só uma expertise especifica, como exige dos profissionais de arquitetura a utilização de tecnologia apropriada e materiais de alta qualidade, sendo também bastante utilizada não apenas para a recuperação de fachadas ou revitalização, mas para modernizar construções e renovar ou atualizar a decoração.


O Retrofit valoriza os imóveis ao ampliar as suas possibilidades de uso e, por consequência, melhora a qualidade de vida dos que ali residem ou irão residir, de maneira mais rápida e com menor custo.


Para que possamos dar uma ideia do que pode abranger um Retrofit moderno e executado de maneira certeira, escolhemos alguns projetos dos nossos parceiros, Tota Penteado e Ricardo Caminada.


Tota Penteado e Ricardo Caminada são designers de interiores com mais de 40 anos de experiência e em seus escritórios desenvolvem projetos de interiores que têm como DNA, além do estilo contemporâneo e muita personalidade, “criar identidade para nossos projetos, para que assim as pessoas se sintam aconchegadas”.




Haras Larissa – Monte Mor/SP


Partindo do projeto de uma casa de luxo já construída em condomínio fechado, com algo em torno de 1.000 m² de área construída, além de um extenso jardim, Tota Penteado e Ricardo Caminada idealizaram o retrofit da área social e de parte da área íntima.


O projeto envolveu mudanças internas de layout (reorganização dos espaços de forma a promover melhor integração entre os ambientes) e aplicação de revestimentos que valorizassem a estrutura: próximo à escada, as paredes com pé direito duplo foram revestidas com painéis de madeira, dando personalidade ao espaço central do jardim de inverno. O mesmo revestimento foi utilizado em outros espaços da casa para aquecer os ambientes e também foi utilizado o tijolo aparente em complementação ao revestimento das colunas.


Para que trouxessem mais sofisticação, sala de TV, corredores e lavabo também ganharam revestimentos novos.


Tudo o quanto possível foi reaproveitado e alguns dos mobiliários existentes tiveram os tecidos renovados para adequação ao novo layout. Peças novas Artefacto e Brentwood também foram incorporadas na repaginação.


Na sala de jantar, as cadeiras foram reestofadas com uma composição de tecidos produzida pela Entreposto, enquanto o tapete foi substituído e as luminárias de fibras foram acrescentadas ao ambiente fazendo um movimento especial em alturas e tamanhos diferentes, compondo com a nova localização do jardim interno que ganhou iluminação especial para a jabuticabeira e nas plantas rasteiras.


Para finalizar, uma impecável produção de interiores foi cuidadosamente escolhida para trazer a sensação de conforto visual e muito aconchego, finalmente criando a identidade do projeto.


Fotos: Tota Penteado




Residencial Fazenda Alvorada – Porto Feliz/SP


No terreno de 2.000 m² em condomínio fechado existia apenas a construção e mais nada.


Tota Penteado e Ricardo Caminada foram então responsáveis por redefinir todo o layout do projeto de 900 m², a começar pela escolha de todos os materiais e definições de alvenaria.


Na área íntima (com 7 suítes), optou por piso de tijolo em plaquetas mesclado a madeira (semelhante ao tijolo de demolição) – o mesmo utilizado nas áreas gourmet e da cozinha, ainda com detalhes em ladrilho hidráulico desenhado pelo escritório.


Para a cliente que adora cozinhar e receber amigos e família, a casa moderna precisava de toques rústicos nos acabamentos e integração total dos espaços indoor e outdoor – ganhando sofisticação e leveza com as janelas em grandes panos de vidro.


Enfim, nas palavras da designer, “pra que serve um espaço luxuoso sem uma história para contar?”


Fotos: Tota Penteado




Residência Jardim Petrópolis – São Paulo/SP


Ainda inspirados por Tota Penteado, vale a pena destacar nada menos que o projeto de sua própria residência em São Paulo, adquirida por ela há alguns anos, quando decidiu sair do apartamento e se mudar para uma casa onde pudesse ter também o seu escritório.

Praticamente após uma retrofit completo (que incluiu derrubar paredes para integrar todos os espaços, nova estruturação em vigas metálicas e substituição de portas e janelas), partiu para revestimentos e acabamentos rústicos, com decoração que enchem os olhos!


Vem ver!


Fotos: Monica Assan



Ficou interessado em comprar um imóvel no Estado de São Paulo? Simplificamos essa jornada e oferecemos solução personalizada e eficiente para cada cliente.



A MIIRA oferece atendimento seguro e de ponta a ponta: da curadoria até a compra do seu imóvel e entrega das chaves e também conta com profissionais internos e parceiros para decoração, reforma e construção.





Comments


bottom of page